consorcio.html
 


POLICLÍNICA REALIZA A SEGUNDA EDIÇÃO DA CAPACITAÇÃO EM SAÚDE MAMÁRIA DURANTE A CAMPANHA “OUTUBRO ROSA”.


Cerimônia de Abertura. Mesa de Autoridades: Paulo Andrade, Dr.Márcio Roney, Dr. Marcelo Farias, Paulo Sergio Gomes de Andrade Filho, Dr. João Ricardo Nogueira Capistrano, Dr. Luiz Gonzaga Porto Pinheiro, Dra Aléssia Holanda Soares, Dra. Karine Facó e Patrícia Vasconcelos.

O evento contou com a participação de especialistas renomados, como o Médico Mastologista Dr. Luiz Porto, e profissionais que atuam no combate ao Câncer de Mama, como os escritores e Jornalistas Hugo Lenzi e Vera Golik.

Nos dias 29 de Setembro de 2015 a 1 de Outubro de 2015, a Policlínica Regional de Acaraú - Dr. Plácido Marinho de Andrade, em parceria com o Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Acaraú – CPSMA, realizou a II Capacitação em Saúde Mamária para Atenção Básica, tendo como público Alvo Profissionais da Saúde atuantes no Programa Saúde da Família dos Municípios que compõem o Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Acaraú (Acaraú, Cruz, Itarema, Bela Cruz, Marco, Morrinhos e Jijoca de Jeriocoacoara).

O evento contou com a presença de Autoridades Municipais, o Diretor Executivo do CPSMA, Paulo Sérgio Gomes de Andrade Filho, o Diretor da Policlínica, Dr Ricardo Capistrano, o Assessor Técnico Dr. Marcelo Farias, o Vereador e Presidente do Lions Club de Acaraú, Sr Paulo Andrade, como também do Presidente do Comitê Estadual de Controle do Câncer de Mama, Dr. Luiz Gonzaga Porto Pinheiro, a Médica Mastologista da Policlínica e Idealizadora do evento Dra. Aléssia Holanda Soares; O evento contou com a colaboração de Médicos, Enfermeiros e Nutricionista da Instituição como também da Jornalista e Escritora Vera Golik idealizadora do Projeto De Peito Aberto em parceria com o Fotografo Hugo Lenzi tendo o apoio do Ministério da Cultura.

A equipe de Enfermagem juntamente com o Escritório de Qualidade promoveu mobilização no Centro de Acaraú ofertando atendimento à população como verificação de Sinais Vitais (pressão arterial e glicemia) e massagens oferecidas pelos alunos de Massoterapia da Escola Profissionalizante de Acaraú. Também foi realizado palestras e sorteios de brindes para mulheres no setor de imagem da Policlínica.

Na sua 2ª Edição, a campanha do Outubro Rosa promovida pela Policlínica Regional tem o intuito de Promoção da Saúde e Prevenção de Agravos à Saúde da Mulher como capacitar Médicos e Enfermeiros na detecção precoce do Câncer de mama, e Agentes Comunitários de Saúde na abordagem e incentivo às mulheres de procurarem a Unidade de Saúde mais próxima.

Neste ano, o evento disponibilizou mais 1800 mamografias distribuídas entre os municípios integrantes do CPSMA, tendo que se estender ao mês de novembro para bater a meta proposta. As pacientes que apresentarem qualquer alteração na mama serão encaminhadas internamente para realizarem exames complementares (de acordo com laudo médico) e consulta com a Médica Mastologista.


Dr. Luiz Gonzaga Porto Pinheiro ministrando a palestra: “Rastreamento do Câncer de Mama e SISCAM”


Primeiro Dia: Dr. Luiz Porto, Dr. Ricardo Capistrano (Diretor da POLI-R) e Dra. Aléssia Holanda


Dr. Luiz Gonzaga Porto Pinheiro, Dr Marcelo Farias e Dra Aléssia Holanda Soares


Dra. Aléssia Holanda, médica mastologista da Policlínica-R, durante sua explanação sobre Bi-Rads


Estande da Policlínica-R realizando atendimento gratuito à população.


Comissão Organizadora do Evento com o casal de Jornalistas e Escritores Hugo Lenzi e Vera Golik (Ao Centro)


Participantes e Alunas da escola Profissionalizante Marta Maria Giffoni assistindo a palestra da escritora e jornalista Vera Golik


Os palestrantes do Segundo Dia, Vera Golik e Hugo Lenzi, com o público da palestra “De Peito Aberto”.


Pacientes durante palestra de conscientização para realização de exame de Mamografia.







 

CPSMA - Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Acaraú
Rua José Otacilio Martins Rocha S/N - Campo de Aviação
Acaraú - Ceará - CEP: 62580-000
Telefone (88) 3661-1284