consorcio.html
 

POLICLÍNICA ENTRA NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA.
Por Bruno Dote

A Policlínica Regional de Acaraú – Dr. Plácido Marinho de Andrade, em Acaraú, realizou entre os dias 22/09 e 26/09 a I Capacitação em Saúde Mamária para Atenção Básica. O evento ocorreu com a presença de diversos especialistas entre eles destacando-se o presidente do Comitê Estadual de Controle do Câncer, Dr. Luiz Gonzaga Porto Pinheiro.


Abertura da I Capacitação em Saúde Mamária para Atenção Básica na Policlínica Plácido Marinho de Andrade, em Acaraú.

Conhecido como sendo o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, o câncer de mama atinge por ano 22% da sociedade brasileira, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Os números tornam-se mais complexos quando o órgão aponta 57,1 mil novos casos no Brasil.

Com o intuito de informar e conscientizar a população a Policlínica Regional de Acaraú – Dr. Plácido Marinho de Andrade realizou entre os 22/09 e 26/09 uma semana de movimentação contra o câncer de mama. A programação foi aberta para o público da cidade e para o Vale do Acaraú, diversificando-se entre palestras e atividades práticas para as pessoas que compareceram.

Como momento mais importante, o evento contou com a presença do presidente do Comitê Estadual de Controle do Câncer, Dr. Luiz Gonzaga Porto Pinheiro, que presidiu uma palestra sobre o assunto e esclareceu dúvidas dos presentes.

O evento faz parte do Outubro Rosa, mês de conscientização e alerta para o diagnóstico precoce e prevenção da doença.
Como término do evento os participantes receberam um certificado de participação.

Aos interessados, palestras com a especialista em Nutrição Dra. Isabel Cristina, continuam ocorrendo periodicamente no auditório da Policlínica em Acaraú, sendo aberta a todas as pessoas que queiram informações e até mesmo tirar suas dúvidas sobre o Câncer de mama.

CICLO DE PALESTRAS COM ESPECIALISTAS

O EXAME

Dando início ao ciclo de informações, dia 23/09, o auditório da Policlínica Regional de Acaraú – Dr. Plácido Marinho de Andrade abriu suas portas pela manhã para os interessados no tema: A importância e como é realizado o Exame Mamográfico.

A palestra foi realizada pelos técnicos em radiologia, Paulo Victor dos Santos Mendes e Katia Maria Silveira Silva, ambos funcionários da Policlínica Plácido Marinho de Andrade em Acaraú.

Durante a conferência foram esclarecidas dúvidas sobre: como o exame é realizado, o que vestir no dia do procedimento e suas contra indicações.

Segundo a técnica em Radiologia, Kátia Silveira, não existe nenhum procedimento que possa ser realizado antes do exame que possa ajudar na realização do mesmo, porém um paciente mais relaxado ajuda durante o procedimento.


Especialistas e pacientes discutem sobre a realização do exame mamográfico.


“Durante o autoexame é possível a paciente detectar algo diferente em sua mama, mas é somente o procedimento da mamografia que é capaz de fornecer informações mais importantes”, afirma Kátia Silveira, que ainda ressalta: “Sobre o fato da paciente sentir ou não dor, durante o exame de mamografia, tudo depende do tecido que forma a mama e isso sofre uma variação entre cada organismo. Um exame mais detalhado tem duração de vinte minutos e deve ser levado em consideração tudo que a paciente puder informar”.


A PSICOLOGIA E A AUTOESTIMA DA MULHER

O segundo momento de debate aconteceu com a psicóloga, Mayara Fernandes Alves Silva, também funcionária da Policlínica de Acaraú.
A psicóloga discursou sobre o tema: Efeitos psicológicos e o abalo na autoestima da mulher, onde procurou falar sobre a importância do acompanhamento entre as pacientes que vão realizar o exame e principalmente aquelas que foram diagnosticadas com o câncer de mama.

“A mulher fica muito debilitada quando se trata da mama. Mudar algo por questão de estética não é o mesmo que mexer por causa de um câncer. O acompanhamento com um psicólogo ajuda a mulher a tomar consciência da realização do procedimento e na reconquista de sua personalidade após o diagnóstico.”, afirma a doutora Mayara Fernandes.

Ainda segundo a psicóloga toda a família deve fazer parte do tratamento, sendo papel do psicólogo não só ouvir mais participar ativamente desse empecilho da vida feminina.

“O uso do silicone adotado por algumas pacientes após a cirurgia de retirada de um seio, em razão de um câncer de mama, não é obrigatório. Porém, com certeza ajuda na reconstrução da parte psicológica das pacientes.”, declara a psicóloga Mayara Fernandes sobre o que deve ser analisado após a retirara de um seio.

O CÂNCER DE MAMA E A ALIMENTAÇÃO

No segundo dia do evento (24/09), a nutricionista Isabel Cristina Moura Brandão, funcionária da Policlínica de Acaraú, debateu com a sociedade sobre como a alimentação saudável ajuda na prevenção do câncer de mama.

Segundo a especialista a obesidade é um dos fatores que podem ajudar no desenvolvimento do câncer de mama, “A ideia não é excluir um alimento de nossa alimentação, e sim, mudar o hábito de consumi-lo sempre.”, afirma Isabel Cristina.


A nutricionista, Isabel Cristina, explica a importância da alimentação no combate ao câncer de mama.

Estudos mostram que: manter o peso adequado, evitar alimentos com gordura saturada ou transgênica, excesso de carne vermelha e comida “queimada”, ajudam no combate ao câncer de mama. A nutricionista ainda ressalta sobre a importância da nutrição e afirmou sentir-se alegre por ter participado do evento: “É incrível a importância da nutrição em evitar doenças que nem imaginamos, no caso o câncer de mama. Participar deste debate é também um ato humano. É um trabalho de formiguinha que vai ter continuidade”.

TEORIA E PRÁTICA

No dia 25/09, o evento contou com a participação: da mastologista, Dra. Alessia Holanda Soares; do médico, Dr. Márcio Roney Mota Lima; da ginecologista, Dra. Eva Cristina Pessoa Marques e da enfermeira Herika Maria Filqueira Costa.

Segundo a mastologista, Dra. Alessia Soares, o evento foi muito importante para ajudar na conscientização da população em geral, homens e mulheres, sobre o câncer de mama. “Tivemos a oportunidade de tirar dúvidas e acima de tudo explicar em detalhes como podemos combater essa doença que mata muitas mulheres e atinge 1% dos homens. O movimento teve início entre os profissionais para depois se expandir para a população de Acaraú e seus municípios e tem sido muito proveitoso.”, afirma a especialista.

A doutora ressalta a importância do envolvimento da diretoria da Policlínica de Acaraú, através do Dr. Ricardo Capistrano, e o apoio do Consórcio de Saúde Pública da Microrregião de Acaraú, através do presidente do CPSMA, Alexandre Gomes, na pessoa do doutor Paulo Filho Gomes de Andrade Filho e das autoridades: Amadeu Neto (representante da prefeitura de Acaraú); senhor Lázaro Pereira da Cunha (coordenador da 12ª CRES); Dr. Robert Reis e Dra. Mariza Bartolicine (em nome da secretaria de saúde de Acaraú) e da senhora Socorro Muniz (coordenadora financeira da 12ª CRES). “Que bom que eles tiveram essa visão de futuro e tenham nos ajudado nesse trabalho, que tem demonstrado um excelente retorno por meio da população. Eles foram inovadores!”, declara Alessia Soares.

A mastologista ainda declara a importância da presença do Dr. Luiz Gonzaga Porto Pinheiro, atual presidente do comitê estadual de controle do câncer e do Dr. Paulo Aguiar, especialista conhecido no estado do Ceará por sua luta contra o Câncer de Mama. “Eles compareceram para a parte teórica e também para a discussão de casos. Então de acordo com o que avaliamos, no final do evento, foi bem produtivo e todos gostaram bastante. Estamos todos na expectativa do próximo treinamento”, ressalta Alessia Soares.


Diretor da Policlínica Plácido Marinho de Andrade em Acaraú, Dr. Ricardo Capistrano, entrega ao Dr. Luiz Porto, atual presidente do Comitê Estadual de Controle do Câncer, seu certificado de palestrante do evento.

Segundo a Dra. Alessia Soares o destaque da semana foi para a Radiologia, afinal, muitos pacientes nunca haviam tido contato com este tipo de procedimento. “As pessoas puderam não só conhecer o procedimento, mas também fomos capazes de juntos avaliarmos alguns casos. Isso foi muito interessante.”, afirma a mastologista.





 

CPSMA - Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Acaraú
Rua José Otacilio Martins Rocha S/N - Campo de Aviação
Acaraú - Ceará - CEP: 62580-000
Telefone (88) 3661-1284